Porque você deve considerar utilizar Python no seu próximo projeto

Paula Grangeiro
Paula Grangeiro
Published in
4 min readJun 21, 2016

--

O que existe por trás da popularidade de uma linguagem que deve seu nome a um programa de comédia inglês dos anos 70?

Em 2012 tive a oportunidade de fazer parte de um projeto utilizando Python. Naquele ano, eu completava 5 anos de mercado em desenvolvimento web, mas estava acostumada a lidar com linguagens do eixo Microsoft: ASP Clássico, VB.Net, C#. Então vi neste novo projeto uma oportunidade de sair da zona de conforto, aprender uma linguagem nova e lidar com um ambiente de desenvolvimento completamente diferente daquele que eu estava acostumada. Hoje, estou há quatro anos utilizando somente Python no meu dia-a-dia e, com exceção de aplicativos mobile, a linguagem sempre atendeu às necessidades dos projetos em que trabalhei.

Apesar de ser uma pessoa curiosa quando se trata de desenvolvimento de software, Python conquistou um lugar especial no meu coração. Neste artigo vou descrever os principais motivos que me influenciam a optar por esta linguagem em novos projetos.

Python é uma linguagem estável

Diferente do que muitos pensam, a linguagem Python não nasceu ontem. Ela surgiu no início dos anos 90 (mais exatamente fevereiro de 1991) tendo completando 25 anos em 2016. Ou seja, é mais antiga que Java, por exemplo, que nasceu em 1995.

Python surgiu em 1991, com o objetivo de ser sucessora da linguagem ABC. Desde o seu lançamento houveram inúmeras melhorias, todas documentadas através de PEPs. PEP, ou Python Enhancement Proposal, são documentações técnicas que servem de especificações para propostas de melhorias na linguagem. O autor da PEP é responsável por documentar a abordagem e justificativa para a melhoria, que então passa pelo crivo do próprio criador da linguagem ou por pessoas designadas por ele.

Ciclo de vida de uma PEP: Nem toda PEP é implementada de fato. O autor da PEP deve consultar a própria comunidade Python durante o seu rascunho para saber se a melhoria é ou não benéfica para os usuários da linguagem.

As PEPs são principais responsáveis por garantir a estabilidade da linguagem e apesar de todas as modificações ao longo destes 25 anos, existe uma preocupação em manter a retrocompatibilidade entre as suas versões (PEP 5).

Python é uma linguagem de alto nível

Python suporta múltiplos paradigmas de desenvolvimento como orientado à objeto, funcional ou procedural. Além disso é uma linguagem dinâmica fortemente tipada. A linguagem também tem suporte à herança múltipla e metaprogramação.

Tipagem dinâmica: Não é necessário declarar tipos, deixe que o Python faça isso por você.

Apesar de Python ser uma linguagem interpretada, você possui a liberdade de alterar o seu interpretador — originalmente CPython. Essa abordagem é comumente adotada em sistemas de alto desempenho.

É Software Livre

A linguagem é distribuída através da licença Python-2.0 que é compatível com a GNU GPL. Esta licença torna a linguagem gratuita, reutilizável e distribuível até mesmo para software comercial. Assim como a linguagem, também existem disponíveis uma infinita variedade de ferramentas e bibliotecas software livre em Python.

A utilização de software livre influencia diretamente no custo do projeto, já que não se faz necessário pagar por licenças de software.

É multiplataforma

A linguagem pode ser utilizada em ambientes Windows, Mac e Linux. A grande maioria das distribuições Linux já vem com a linguagem pré instalada — e optar por um servidor Linux para a aplicação reduz ainda mais os custos do projeto.

É de fácil aprendizado

Python é derivada da linguagem ABC, uma linguagem que surgiu em meados dos anos 80 com o objetivo de substituir linguagens como BASIC ou PASCAL mas que acabou ganhando de destaque no ensino de programação e prototipagem de sistemas. Além da sintaxe simplificada herdada do ABC a linguagem também possui uma PEP que documenta convenções de código para garantir a legibilidade de programas escritos em Python. Esses dois fatores são os principais responsáveis pela baixa curva de aprendizado da linguagem.

Bonito é melhor que feio.
Explícito é melhor que implícito.
Simples é melhor que complexo.
Complexo é melhor que complicado. — Filosofia Python

Possui extensa documentação disponível na internet

Não só a documentação mantida pela própria Python Software Foundation é de altíssima qualidade como existe uma infinidade de artigos, fóruns, grupos e tutoriais (não só em inglês como em português) mantidos gratuitamente na internet com a ajuda da comunidade de usuários Python.

A comunidade de usuários Python é incrível

A filosofia Python reflete diretamente no perfil da comunidade de usuários da linguagem que é extremamente receptiva a iniciantes. A comunidade brasileira também é de altíssimo nível, proporcionando troca de conhecimento entre iniciantes e entusiastas, reconhecidos mundialmente, na nossa língua nativa.

Python já é a quarta linguagem mais utilizada mundialmente

Segundo o índice TIOBE de junho/2016, que mede a popularidade das linguagens de programação, Python já ocupa o quarto lugar estando atrás somente de Java, C e C++.

Índice TIOBE: As classificações são baseadas no número de engenheiros qualificados, cursos oferecidos e fornecedores que utilizam a linguagem.

Cases de sucesso

Se ainda assim você ainda possui dúvidas, seguem algumas empresas cases de sucesso na linguagem:

Mais cases de sucesso em: https://www.python.org/about/success/

--

--

Programadora por profissão, desenhista nas horas vagas e colecionadora de gatos.