Hospedando sites gratuitamente com o GitHub Pages

Paula Grangeiro
Paula Grangeiro
Published in
3 min readAug 19, 2016

--

GitHub Pages é o serviço de hospedagem gratuito para sites estáticos. Com ele é possível publicar sites direto de um repositório no GitHub.

Entende-se como sites estáticos aqueles que não necessitam de nenhum processamento server side de linguagens de programação, ou seja, puramente escritos com HTML, JavaScript e CSS, por exemplo.

Criando uma conta no GitHub

O GitHub é um servidor para versionamento de código. O serviço é gratuito, sendo necessário pagar somente se você deseja manter os seus repositórios de código privados.

GitHub

Caso isto tudo seja uma novidade para você, procure saber mais sobre Sistemas de Controle de Versão e Git ou assista a este hangout que realizei um tempo atrás sobre o serviço.

Hospedando um site para o seu usuário ou organização

Para hospedar um site para o seu usuário ou organização, basta iniciar um repositório de nome username.github.io, onde username é o nome do seu usuário no GitHub ou da sua organização.

Para que o conteúdo seja hospedado diretamente pelo GitHub Pages é necessário que ele esteja no branch master do repositório. Depois de atualizá-lo, com um arquivo index.html por exemplo, já podemos acessá-lo através da URL http://username.github.io.

Criando um site para um repositório qualquer

Qualquer repositório com conteúdo estático também pode ser servido através do GitHub Pages, independente do nome. Para isto, basta que o conteúdo a ser hospedado esteja disponível em um branch de nome gh-pages no repositório.

Após atualizar o branch com os arquivos desejados, o conteúdo servido estará disponível através da URL http://username.github.io/repository, onde repository corresponde ao nome do repositório.

Limitações

  • O repositório hospedado pelo GitHub Pages tem o limite recomendado 1GB;
  • O site publicado pelo GitHub Pages tem o limite recomendado de 1GB;
  • Sites publicados pelo GitHub Pages tem o limite de banda recomendado de 100GB ou de 100,000 requests por mês;
  • Sites publicados com o GitHub Pages tem o limite de 10 builds por hora;
  • Ao exceder estes limites, o usuário irá receber um email do GitHub.

--

--

Programadora por profissão, desenhista nas horas vagas e colecionadora de gatos.