É necessário ter maturidade para uma discussão

Paula Grangeiro
Paula Grangeiro
Published in
2 min readJul 5, 2022

--

Essa frase foi dita por Jéssica Ferrari 🏳️‍🌈 no episódio #74 do Tech Leadership Rocks

E me fez pensar nas situações em que eu ainda não tinha maturidade para determinada discussão, que acabaram se tornando um atrito.

Mas o que significa ter maturidade pra uma discussão? Na minha jornada que ainda é de aprendizado, significa ter em mente todos os pontos (ou quase todos) que estão soltos naquele momento. E apesar de na maioria das discussões as quais me envolvo serem técnicas, a minoria dessas arestas são sobre isso.

Então antes de entrar em uma discussão, hoje, geralmente avalio:

  • Eu conheço essa pessoa? Sei o que a movimentaria a favor do meu argumento? Sei qual é a sua escada de inferência?
  • A porta para esta discussão está aberta? A pessoa se sente confortável em abordar o assunto? Seus medos não vão influenciar o rumo da conversa? E um plus: por que ela teria medo dessa discussão? (quais são seus medos?)
  • Tenho a confiança dessa pessoa? Essa pessoa considera meu esforço de argumentar mesmo que não concorde? Caso não, como construo essa confiança?
  • Essa pessoa se sente parte da solução? Ela entende que essa discussão não é sobre egos, mas sobre pensarmos em como resolver um problema juntas?

E por último e não menos importante: um aprendizado que Rosi Teixeira me trouxe enquanto era minha tech lead:

“Paulinha, às vezes podemos estar 100% certas e ainda assim não conseguirmos influenciar a pessoa na decisão.”

Nesse contexto deixo minha última lição:

  • Essa discussão vale o meu esforço?

Porque como deu pra perceber, pra mim é um longo caminho a ser construído até haver uma discussão produtiva. Até o momento exato da discussão acontecer houve muito esforço pra se construir um canal seguro para troca de ideias. Pode parecer perda de tempo, mas para uma pessoa mais introspectiva como eu, prefiro mais me esforçar na construção do canal do que despender energia para cada nova discussão.

--

--

Programadora por profissão, desenhista nas horas vagas e colecionadora de gatos.